85% dos municípios do Maranhão vão receber obras do Novo PAC Seleções

Museu Histórico e Artístico do Maranhão, em São Luís (MA), deve ser contemplado pelo projeto — Foto: Divulgação/Lyssuel Calvet Cerca… [ ]

8 de março de 2024

Museu Histórico e Artístico do Maranhão, em São Luís (MA), deve ser contemplado pelo projeto — Foto: Divulgação/Lyssuel Calvet

Museu Histórico e Artístico do Maranhão, em São Luís (MA), deve ser contemplado pelo projeto — Foto: Divulgação/Lyssuel Calvet

Cerca de 85% dos municípios do Maranhão vão receber obras, equipamentos ou projetos do Governo Federal por meio do Novo PAC Seleções. O sorteio de 16 das 27 modalidades do programa foi realizado nesta quinta-feira (7).

Ao todo, serão executados 426 obras em 185 municípios maranhenses em eixos de Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. De acordo com o Governo Federal, 6,2 milhões de maranhenses, o que corresponde a 93% da população, devem ser beneficiados com as ações.

Na Saúde, as obras serão executadas pelo Ministério da Saúde, na Educação pelo Ministério da Educação e no eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva pelos ministérios da Cultura e do Esporte.

Entre os três eixos, a área que compreende Educação e Ciência e Tecnologia são as que vão receber mais investimentos no Maranhão. Ao todo, 224 obras, equipamentos e projetos vão ser executados nos municípios. Em seguida, aparece Saúde com 164 obras, em seguida, Infraestrutura Social e Inclusiva, com 38 empreendimentos.

Obras em municípios

 

No eixo da Educação, a seleção prevê a construção de 52 escolas em tempo integral, 75 creches e escolas de Educação Infantil e a entrega de 95 novos ônibus do transporte escolar.

Dentre as cidades que serão beneficiadas com a construção de creches, escolas em Tempo integral e de Educação Infantil estão Alcântara, Balsas, Cajapió, Cajari, Caxias, Codó, Imperatriz, Loreto, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Morros, Paço do Lumiar, Raposa e Timon.

Em Infraestrutura, estão previstos a entrega de projetos de Patrimônio Histórico e de espaços esportivos comunitários. Dentre eles, está previsto a execução do restauro do Conjunto Urbano da rua da Amargura para a criação do Museu do Percurso em Alcântara (MA) e o restauro do Centro Cultural Odylo Costa Filho, do Museu Casa de Nhozinho e do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, em São Luís (MA).

Segundo o Governo Federal, na área da Saúde, devem ser construídas 55 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em mais de 50 municípios maranhenses, três Policlínicas nas cidades de Balsas, Chapadinha e São Luís, duas Maternidades em Bacabal e em São Luís.

Também estão previstos a construção de Centros de Parto Normal, de Atenção Psicossocial (CAPS), a entrega de Unidades Odontológicas Móveis​ (UOM) e de 27 novas ambulâncias Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Veja, abaixo, as obras e empreendimentos que serão realizados pelo Novo PAC Seleções:

Saúde

Modalidade Quantidade de Municípios Equipamentos
Policlínicas 3 3
Unidades Básicas de Saúde (UBS) 55 77
Maternidades 2 2
Centros de Parto Normal 1 1
Novas Ambulâncias (SAMU) 27 32
Centrais de Regulação de Ambulâncias do SAMU 4 4
Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) 1 1
Oficinas Ortopédicas 1 1
Centros Especializados em Reabilitação (CER) 1 1
Unidades Odontológicas Móveis (UOM) 39 39

Educação, Ciência e Tecnologia

Modalidade Quantidade de Municípios Quantidade de Equipamentos
Escolas em Tempo Integral 52 54
Creches e Escolas de Tempo Integral 75 75
Transporte Escolar 95 95

Infraestrutura Social e Inclusiva

Modalidade Quantidade Municípios Equipamentos
CEU da Cultura 10 11
Patrimônio Histórico – Projetos de Engenharia 2 4
Espaços Esportivos Comunitários 23 23
via: g1Ma

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.