Análise: no agregado das pesquisas, Orleans é o candidato que mais cresce…

Média dos principais levantamentos dos últimos dias aponta que o candidato do MDB consolidou-se acima dos 25% das intenções e… [ ]

2 de outubro de 2025

Média dos principais levantamentos dos últimos dias aponta que o candidato do MDB consolidou-se acima dos 25% das intenções e votos enquanto Eduardo Braide manteve-se estagnado

As três novas pesquisas divulgadas nos últimos dias sobre a corrida para o Governo do Estado mostram que o candidato do MDB, Orleans Brandão, é o que mais cresce na preferência do eleitorado, e já está consolidado acima dos 20% de intenção de votos.

No agregador de pesquisas usado por este blog Marco Aurélio d’Eça, Orleans aparece hoje com média acima dos 20% das intenções, consolidado como principal adversário do prefeito Eduardo Braide (PSD).

  • Orleans obteve 22% na Big data, 12,7% no DataIlha e 35,68% no Inop, o que apontou média de 23,45%;
  • Braide, por sua vez, registrou 36% na Big Data, 36,8% no DataIlha e 33,04% no Inop, média de 35,28%.

Há dois pontos a observar na comparação entre o prefeito e o secretário, que repercutem na curva dos dois ao longo da pré-campanha.

  • 1 – Braide se mantém estável desde 2023, sempre com média na casa dos 35%, mas não avança;
  • 2 – Orleans, por sua vez, surgiu como pré-candidato apenas em 2025 e subiu meteoricamente.

Fatores importantes alavancam a campanha do emedebista, obviamente, como a força do Palácio dos Leões, o grande número de lideranças em torno de si e o governo colocado à sua disposição; mas, de qualquer forma, é Orleans, hoje, o principal candidato e o mais forte adversário de uma eventual candidatura de Braide.

  • no extremo oposto de Orleans está o ex-prefeito Lahésio Bonfim (Novo) que vem perdendo eleitores substancialmente;
  • com 18% na Big Data, 14,3% no DataIlha e 13,9% no Inop, ele tem média de 15,4%, bem distante dos quase 25% de 2022.

O vice- governador Felipe Camarão (PT), por sua vez, faz o seu papel, mantendo-se próximo dos dois dígitos, girando na casa dos 10% de intenção de votos, o que, por si só, já é um feito, levando-se em conta as circunstâncias de sua pré-candidatura.

É esta a leitura dos números das pesquisas neste momento da corrida eleitoral.

Sem tirar, nem pôr…

Fonte: MARCO AURÉLIO D´ÉÇA

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.