Brandão inicia maior ciclo de concursos públicos da última década

Governador Carlos Brandão O Governo do Maranhão deu a largada para um dos maiores pacotes de concursos públicos já planejados… [ ]

20 de novembro de 2025

Governador Carlos Brandão

O Governo do Maranhão deu a largada para um dos maiores pacotes de concursos públicos já planejados no estado ao instaurar comissões organizadoras para 18 certames que serão realizados em órgãos estratégicos da administração. A medida marca o início de um amplo reforço do quadro funcional, previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

As comissões foram formalizadas para STC, AGED, Corpo de Bombeiros, FUNAC, IMESC, IPREV, ITERMA, Polícia Civil, Instituto de Perícias, PGE, Polícia Militar, Procon, SEDUC, SEFAZ, SEMA, SES, UEMA e Detran. Esses grupos são responsáveis pelas primeiras etapas de cada concurso — como definição de vagas, escolha da banca organizadora e elaboração dos editais.

A LOA de 2026 prevê a criação de 5.969 novos cargos, todos destinados ao preenchimento exclusivo por concurso público. O impacto financeiro estimado chega a quase R$ 370 milhões anuais, configurando um dos maiores investimentos em pessoal já realizados pelo governo maranhense.

Na Educação, está prevista a maior fatia das oportunidades: 2.300 vagas, entre professores, técnicos e profissionais administrativos que irão reforçar unidades escolares em todas as regiões do estado. A Segurança Pública também receberá um incremento robusto, com 2.292 novas vagas distribuídas entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, delegados e peritos — o maior reforço de efetivo dos últimos anos.

A ampliação alcança ainda setores essenciais como Saúde (189 vagas), Administração Penitenciária (203), UEMA (130), SEMA (113) e órgãos de fiscalização e atendimento direto à população. Entre eles, destacam-se Detran (121), AGED (154), FUNAC (161), Procon (60) e ITERMA (85).

Na área administrativa, haverá vagas para SEAD (35), SEPLAN (30), STC (20) e SEFAZ (10). Já no campo jurídico e previdenciário, os concursos contemplarão a PGE (30 cargos), o IPREV (11) e o IMESC (25).

Com a instalação das comissões e o expressivo volume de vagas previsto para 2026, o governo Carlos Brandão consolida um dos programas de concursos mais abrangentes já anunciados no Maranhão. A iniciativa fortalece setores essenciais, amplia a capacidade operacional do Estado e abre milhares de oportunidades para quem busca ingressar no serviço público.

fonte: blogdominard

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.