Conselho Municipal de Assistência Social realiza reunião extraordinária

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, na tarde desta terça-feira… [ ]

3 de março de 2021

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, na tarde desta terça-feira (02), uma reunião extraordinária. O encontro aconteceu na sede do CMAS e contou com a presença dos conselheiros, da equipe técnica da secretaria, com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Franciane Aguiar e com o Secretário Municipal de Assistência Social, Edimar Cantanhede.

Durante a reunião foi apresentado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social o plano de ações para o ano de 2021.

A coordenação do Programa Bolsa Família explicou para os presentes o que é o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), como se inscrever, quem pode participar e quais programas são abrangidos pelo CadÚnico. A coordenadora explicou ainda sobre os critérios para ser contemplado pelo programa bolsa família e destacou que o município de Paulino Neves possui mais de 3 mil famílias que recebem o bolsa família, e que no momento é necessário conscientizar as famílias que não se enquadram mais no programa a se desligarem voluntariamente, para que seja possível contemplar novas famílias. Tendo em vista que o município já atingiu sua meta de atendimento do programa.

A coordenação do Programa Criança Feliz apresentou a sua lei de criação e a sua base principal. Destacou os principais pilares como a visita domiciliar e o público alvo a ser beneficiado. A coordenadora explicou que hoje o programa atende a 100 usuários e que a principal meta do programa é alcançar os 200 usuários ainda em 2021, com a busca ativa e possivelmente buscará outra extensão para atender mais usuários, beneficiando crianças, gestantes e famílias residentes no município em vulnerabilidade, principalmente na zona rural.

A coordenação do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) apresentou o plano de Ação do CRAS e SCFV. Destacou as estratégias e metas a serem desenvolvidas no ano de 2021, destacou ainda o atual cenário de pandemia e a necessidade de trabalhar a prevenção evitando assim, a perda dos vínculos familiares. Ressaltou ainda como as atividades estarão sendo desenvolvidas no PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), carteira do idoso, BPC, BPC na Escola, AEPETI e Benefícios eventuais.

A coordenadora do setor de Trabalho e Cidadania e Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Franciane Aguiar, apresentou o plano de ação do programa no qual explanou sobre o projeto Mais Pescados que já está sendo desenvolvido pela secretaria e que tem o objetivo de gerar renda e ajudar a dar continuidade na cultura da pesca artesanal. Também falou sobre o projeto Pró-Catadores, Projeto Casa do Artesão e Programa Mais Renda.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Edimar Cantanhede explicou que o objetivo principal da reunião é organizar, regular e nortear a execução da Política Municipal de Assistência Social para esse ano de 2021, na perspectiva do SUAS, em consonância com as diretrizes legais da Política Nacional de Assistência Social.

Prefeitura Municipal de Paulino Neves

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.