Há 30 anos, o dia 1º de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate à Aids, onde equipes… [ … ]
5 de dezembro de 2018
Há 30 anos, o dia 1º de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Combate à Aids, onde equipes de saúde de todos os países promovem ações de alerta à sociedade sobre a doença. A Prefeitura de Santa Quitéria do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza na próxima terça-feira (11), na Praça JK , o dia “D” de Combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Serão realizadas ações educativas de prevenção, com ênfase no fortalecimento à formação dos laços humanos. A gestão do prefeito Alberto Rocha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza constantes investimentos em ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/AIDS), mantendo serviços em de atendimento e testagens.
Em santa Quitéria, o Hospital Municipal Dr. Zeca Moreira também realiza testes rápidos, com o objetivo de promover o diagnóstico precoce e, assim, facilitar o tratamento. A Semana de Prevenção à Aids contará com a realização de testes rápidos, distribuição de preservativos, aconselhamento e rodas de diálogo. O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS fez com que o mês de dezembro fosse batizado de Dezembro Vermelho e durante todo o período são realizadas ações, em todo o país. A programação terá terá também oficinas, distribuição de preservativo, além das ações de saúde com realização de teste rápido, aconselhamento e imunização. A campanha tem como foco as faixas etárias entre a partir dos 15 anos de idade, e integra as ações da secretaria municipal de saúde de Santa Quitéria do Maranhão, na luta contra a Aids.
O dia (D) combate à Aids visa reforçar as atividades de prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis, sensibilizando a população no trato com a saúde. Este é objetivo da campanha, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS – As ações integram a política pública de saúde implantada pela gestão do Alberto Rocha que, entre outras ações, está reestruturando os espaços de atendimento, com a reforma dos do Hospital Municipal Zeca Moreira, além de realizar ações de sensibilização e acolhimento na rede de saúde municipal. As atividades serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). “O objetivo desse planejamento que culmina com a campanha, vem reforçar a necessidade de dedicar mais atenção a este tema e promover a conscientização social. A proposta é que todos, poder público e sociedade somem nestes esforços para controle destas doenças”, destaca o titular da Semus, Ivanilde Barros.
A secretaria de Saúde complementa que “medidas como a reestruturação dos espaços de atendimento, bem como a realização de Testagem e Acolhimento (CTAs) e o trabalho compromissado dos profissionais de saúde reforçam a política desenvolvida pela gestão do Alberto Rocha na consolidação de um serviço de mais qualidade e acessível ao público atendido”.
Dados do Ministério da Saúde mostram que o Maranhão ocupa o primeiro lugar no ranking da taxa de mortalidade por Aids, sendo 5,5% mortes por 100 mil habitantes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 90% das pessoas que contraíram o vírus HIV são soropositivas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MA), desde 1985 até outubro de 2018, mais de 19 mil pessoas foram detectadas com o vírus HIV no estado do Maranhão com 62% dos casos sendo homens e 38% são mulheres.
FONTE: ASCOM