Festival Ilha do Reggae celebra identidade regueira de São Luís

Grandes ícones do reggae passaram pela Arena Jamaica Brasileira, montada na Passarela do Samba, no Anel Viário, durante o Festival… [ ]

24 de novembro de 2025

Grandes ícones do reggae passaram pela Arena Jamaica Brasileira, montada na Passarela do Samba, no Anel Viário, durante o Festival Ilha do Reggae, neste domingo (23). Entre os destaques do segundo dia do evento, os shows da banda Tribo de Jah, Maneva, Planta & Raiz, Ky-Mani Marley, Burning Spear e Edson Gomes. As atrações contagiaram o público, que dançou agarradinho — uma característica do reggae no estado — ao som de algumas “pedras de responsa”.

Muito mais do que um evento musical, o festival foi uma experiência cultural, com espaços de valorização da cultura que gira em torno do reggae: trancistas para fazer penteados que conversam com o estilo musical, artesanato e vestuário. O grave das radiolas também esteve presente, com a Estrela do Som no segundo dia do evento, dando o tom envolvente que só o reggae possui.

“Firmamos esse compromisso de fazer o primeiro festival internacional de reggae na capital do reggae no Brasil, que é a nossa Jamaica Brasileira, São Luís. Sabemos o tanto que é forte o reggae aqui, mas precisávamos desse festival para incentivar não só essa cultura, mas também a economia do reggae. Então, estou muito feliz porque todo mundo foi contemplado: bandas locais, nacionais e internacionais”, declarou o governador Carlos Brandão, que acompanhou o segundo dia do festival.

Brandão lembrou que o embrião do festival foi a visita do ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, em agosto do ano passado a São Luís, com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino. Na ocasião, foi firmado um memorando de entendimento entre Brasil e Jamaica, com foco no turismo sustentável e no fortalecimento do intercâmbio cultural entre as duas nações. Além disso, o festival marca as atividades em alusão ao Mês da Consciência Negra.

A programação do segundo dia do evento contou com apresentações de Maneva, Norris Cole, Planta & Raiz, Tribo de Jah, Ky-Mani Marley, Edson Gomes, Banda Guetos, Capital Roots, George Gomes, Sly Foxx, Honey Boy, Ronnie Green; dos DJs Tássila de Paula, Nando Marley, Soraya Melo, Resistência Reggae, Equipe de Ouro, Gil Mafra, Carlos Mafra, Mulher Maravilha, Sandra Marley, Roberthanko, Natty Márcio, Dread Sandro, Chico do Reggae, Pedro Pedra, Rose Bombom; e da Radiola Estrela do Som.

fonte:zecasoares

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.