Filhote de cachorro é abandonado em saco de lixo na rua, em Teresina, e polícia investiga; vídeo

Um filhote de cachorro foi abandonado dentro de um saco de lixo no meio de uma rua no bairro Itaperu,… [ ]

3 de setembro de 2021

Um filhote de cachorro foi abandonado dentro de um saco de lixo no meio de uma rua no bairro Itaperu, Zona Norte de Teresina, na quinta-feira (2). O ato, investigado como crime de maus-tratos pela Polícia Civil do Piauí, foi registrado em vídeo por câmeras de segurança.

“Estamos sabendo e estamos investigando esse caso. Estamos tentando localizar e prender o autor desse crime”, informou o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Emir Maia.

O vídeo mostra um homem sem capacete em uma motocicleta com um saco na garupa. Ele para no meio da rua e joga o saco no chão. Depois, ele desce da moto e puxa a sacola.

Nesse momento, o cachorro sai de dentro do saco e caminha cambaleante alguns segundos. Em seguida, ele cai no chão e levanta novamente. Protetores encontraram o cão em seguida e afirmaram ao G1 que, depois disso, o filhote não levantou mais.

Um laudo médico feito por uma veterinária do Lar do Nando – abrigo que recebe e cuida de animais abandonados na capital – registrou que o animal encontra-se prostrado, com escoriações e desidratado.

“Quando encontramos ele, ele mostrava sinais de muito estresse, extremamente traumatizado, com lesões que podem indicar que ele se feriu ao cair da moto ou de maus-tratos anteriores. Agora ele está mais calmo, mas ainda não está se levantando e fica o tempo todo chorando”, contou Fernando Machado, responsável pelo abrigo onde o animal está.

Segundo ele, o animal deve ter entre oito meses e um ano de idade e passará por exames de sangue, além de exame de corpo de delito solicitado pela Polícia Civil, para determinar se o animal sofreu agressões e se está doente. O autor do abandono pode ser condenado à prisão, se indiciado pelo crime de maus-tratos.

Maus-tratos contra cães e gatos podem levar à prisão

Em outubro de 2020, o governo federal sancionou a lei que aumentou a pena para até cinco anos de reclusão a quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos. O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais.

A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal. O termo “reclusão” indica que a punição pode ser cumprida em regime inicial fechado ou semiaberto, a depender do tempo total da condenação e dos antecedentes do réu.

As denúncias envolvendo maus-tratos ou outros tipos de crimes contra qualquer animal podem ser feitas através do número 190, da Polícia Militar, ou buscando a delegacia de Polícia Civil mais próxima para registrar a ocorrência.

G1 PI

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.