O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou o Edital do Processo Seletivo Unificado 2026, com 5.675 vagas para cursos técnicos presenciais nas… [ … ]
18 de agosto de 2025
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou o Edital do Processo Seletivo Unificado 2026, com 5.675 vagas para cursos técnicos presenciais nas formas integrada, concomitante e subsequente ao ensino médio. As oportunidades são distribuídas em 28 campi, localizados em 26 cidades.
Em Araioses são 120 vagas dividas para 03 cursos técnicos integrados ao médio: Informática (40 vagas), administração (40 vagas) e meio ambiente (40 vagas)!
O edital completo, com a relação de cursos, endereços dos campi, conteúdo programático e demais orientações, está disponível na página:
O período de inscrição com isenção do pagamento de taxa vai de 20 de agosto a 15 de setembro. O candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pode solicitar a inscrição gratuita.
Já o período de inscrição de candidatos pagantes estará aberto de 18 de setembro a 20 de outubro de 2025, com pag
amento até 21 de outubro. A taxa é de R$ 30,00. O pagamento poderá ser realizado via PIX ou boleto bancário, conforme instruções do sistema de inscrição.
A prova será aplicada no dia 23 de novembro de 2025, em todas as cidades onde há campus do IFMA – Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca. O exame terá início às 13h30, com duração de 3 horas, e será composto por 30 questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. O conteúdo programático está disponível no edital.
Os portões serão fechados às 13h (horário local). O candidato deverá levar documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta transparente.
As vagas estão distribuídas em ampla concorrência e cotas para estudantes de escola pública. Também conhecidas como reservas de vagas, as cotas são destinadas para quem estudou toda a vida escolar em escola pública; possui renda familiar de até 1 salário mínimo; preto ou pardo; é indígena; é quilombola; tem alguma deficiência física ou intelectual.
A matrícula será realizada de forma presencial ou on-line, conforme datas do edital.
0 Comentários