BOM JARDIM – Três funcionários do Distrito Sanitário Indígena (DSEI-MA) estão detidos na aldeia indígena Tabocal, na região do município de… [ … ]
27 de outubro de 2021

BOM JARDIM – Três funcionários do Distrito Sanitário Indígena (DSEI-MA) estão detidos na aldeia indígena Tabocal, na região do município de Bom Jardim, desde essa terça-feira (26).
Indígenas de, pelo menos, duas aldeias reclamam da falta de água nas localidades há vários dias. Os funcionários do Dsei-MA, responsáveis pelo saneamento, foram acionados para atender ao pedido dos índios a fim de solucionar o problema do abastecimento. Eles foram, então, à região retirar a bomba d’água para ser consertada.
No entanto, os indígenas apreenderam o carro e prenderam os três servidores porque não querem a bomba antiga. Eles exigem uma nova bomba.
“Não podemos fazer coisas ilegais, como comprar, como eles querem, uma bomba nova e pagando por um serviço que é manifestamente ilegal. Nós não temos o contrato para compra de bombas novas. Nós podemos consertar a bomba que nós temos. A gente ‘tá’ tentando conversar ‘pra’ que liberem, ‘pra’ que possamos fazer o serviço nessa aldeia o mais rápido possível”, disse Alberto Goulart, do Dsei-MA.
Segundo ele, os serviços também deverão ser realizados em outras comunidades indígenas que passam pelo mesmo problema de falta d’água.
Os funcionários presos são idosos e estão sem material de higiene no local.
Imirante.com
0 Comentários