Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para o Maranhão
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (4) dois alertas de chuvas intensas para o Maranhão. Os avisos… [ … ]
4 de abril de 2023
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (4) dois alertas de chuvas intensas para o Maranhão. Os avisos se estendem até às 10h desta quarta-feira (5).
Segundo o Inmet, o alerta laranja prevê chuvas na região Norte entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 a 100 km/h. Durante esse período existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já no alerta amarelo pode chover nas regiões Leste, Oeste e Sul entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h.
Cuidados
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).
Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo.
Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro. Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos.
0 Comentários