João Miguel e Maria Cecília foram os nomes mais registrados no Maranhão, em 2021, segundo um levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas… [ … ]
22 de dezembro de 2021

João Miguel e Maria Cecília foram os nomes mais registrados no Maranhão, em 2021, segundo um levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Maranhão (Arpen/MA) (veja a lista completa do ranking abaixo).
Este é o segundo ano consecutivo que João Miguel é o nome mais registrado em todo o estado. Ao todo, o nome teve 743 registros. Já Maria Cecília nomeou 723 meninas.
De acordo com a Arpen, quase 95 mil bebês já foram registrados neste ano nos 220 Cartórios de Registro Civil que existem no Maranhão.
Gael foi o nome masculino que mais cresceu no ranking. Em 2019, por exemplo, ele não aprecia na lista dos 50 nomes registrados e em 2020, passou a ocupar a 6ª posição. Neste ano, ele ocupa o segundo lugar dentre os mais escolhidos.
Entre os nomes femininos, Maria Alice foi o segundo nome mais escolhido em 2021, seguido por Maria Júlia, que ocupa a terceira posição.
Segundo a Arpen, há excecções em lei onde é possível a alteração do nome, mesmo ele sendo regido pela regra da imutabilidade, ou seja, onde deve se manter inalterado por relações jurídicas.
A alteração pode ser feita em cartório, em até um ano, após completar a maior idade – entre 18 e 19 anos -, sem qualquer motivação, desde que não prejudique os sobrenomes de família ou, possível de ser corrigido quando for comprovado erro evidente de grafia no registro.
No caso de pessoas transexuais, a mudança do nome pode ser feita em Cartório, sem a necessidade de prévia autorização judicial, apenas com a confirmação de vontade do indivíduo. As demais alterações, como exposição do nome ao ridículo ou proteção a testemunhas só podem ser feitas por meio de processo judicial.
GERAL
MASCULINOS
FEMININOS
G1 MA
0 Comentários