Moradores flagram felino selvagem em cima de árvore de parque na Zona Norte de Teresina

Moradores do Bairro Mocambinho, na Zona Norte de Teresina, que faziam caminhada nada Avenida Freitas Neto, flagraram, na tarde de terça-feira… [ ]

31 de agosto de 2022

Moradores do Bairro Mocambinho, na Zona Norte de Teresina, que faziam caminhada nada Avenida Freitas Neto, flagraram, na tarde de terça-feira (30), um gato-mourisco, ou gato-do-mato, um tipo felino selvagem em cima de uma árvore do Parque Ambiental Jardim Botânico.

O Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) foi acionado e informou ao g1 que está trabalhando para resgatá-lo. “Não sabemos como ele foi parar lá dentro. Imaginamos que ele estava sendo criado por alguém e fugiu”, informou o sargento Francinaldo Sousa.

O gato-mourisco é um mamífero carnívoro, de porte médio, menor do que as onças, que quando adulto pode pesar até 40 quilos. Esse felino está presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Especialistas apontam que a presença de animais silvestres como o gato-mourisco se deve à expansão das áreas urbanas, que destrói o habitat deles e às queimadas, que também provocam escassez de alimentos.

De acordo com o sargento, o felino tem se alimentado de outros animais que vivem no parque ambiental. “Ele já praticamente devastou a população de saguis e também se alimenta de outros bichos, como cobras e aves”, afirmou.

Segundo o batalhão, essa espécie de felino é um animal arisco e não tem costume de atacar se não for provocado. Contudo, a recomendação é que não se chegue perto dele.

Após o resgate, o sargento Francinaldo Sousa informou que o animal será levado para a triagem do Parque Zoobotânico de Teresina, onde será determinado se ele poderá retornar à natureza ou se deverá ficar aos cuidados do parque.

G1 PI

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.