O São João que fez história em Araioses

No dia 27 de julho, um domingo inesquecível, Araioses viveu o encerramento de um dos maiores eventos culturais de sua… [ ]

29 de julho de 2025

No dia 27 de julho, um domingo inesquecível, Araioses viveu o encerramento de um dos maiores eventos culturais de sua história recente. Era o fim do São João 2025, que neste ano trouxe o tema “Arayos nossa origem, Araioses nossa história”, e transformou a cidade em um grande palco de tradições, cores, sons e orgulho nordestino.

Durante quatro noites, de 24 a 27 de julho, a Praça do Viva se tornou o coração pulsante da cidade. Um coração cheio de cultura, alegria, reencontros e emoção. E na última noite, a partir das 19h, Araioses parou para viver cada detalhe de um encerramento grandioso.

O público se encantou com o Boizinho Brilho de São Manoel, da Escola São Manoel, e com as quadrilhas Rei do Cangaço (Parnaíba-PI), Anarriê Matuto (Buriti dos Lopes-PI), Junina Invasão (Santa Quitéria-MA) e Amor Nordestino (Joaquim Pires-PI), que trouxeram ao tablado o brilho e a força das raízes nordestinas.

O palco principal também foi cenário de grandes emoções. A cantora Taty Girl, uma das maiores vozes do forró nacional, emocionou e levantou o público. Logo após, a energia seguiu alta com a apresentação da banda Forró Chega Mais, encerrando a noite em grande estilo.

E como em toda grande festa popular, houve espaço também para o reconhecimento.
Rei do Cangaço foi a grande campeã.
A vice-campeã foi Anarriê Matuto, e a Amor Nordestino ficou com o 3º lugar.

O prefeito Neto Carvalho, grande incentivador da cultura araiosense, tem colocado a valorização das tradições populares como prioridade de sua gestão. Sua liderança tem sido fundamental para o fortalecimento de eventos como este, que movimentam a economia, fortalecem o turismo e resgatam com orgulho a identidade do povo.

A festa também contou com a atuação da Secretaria Municipal de Cultura, sob o comando da secretária Eliane Cardoso, que coordenou com excelência cada detalhe da programação. A segurança foi garantida com o apoio da Polícia Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além do empenho das equipes de saúde, limpeza, infraestrutura, som, iluminação e logística.

Mais do que um evento, o São João 2025 foi uma demonstração de que Araioses sabe preservar sua história sem deixar de olhar para o futuro. Com a participação de comerciantes, ambulantes, artistas e servidores públicos, a festa aqueceu o comércio local e atraiu visitantes de toda a região.

Agora, com a praça silenciosa e as bandeirinhas sendo recolhidas, fica a lembrança viva de um São João que marcou época. Uma celebração feita com o coração, que emocionou do começo ao fim.

 

Fonte: Secom

2 Comentários

  1. Rozailde Lima de Araujo disse:

    Estão de parabéns

  2. Rozailde Lima de Araujo disse:

    Estão de parabéns !!! Muito bom

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.