Pesquisa da UEMA destaca espécie de camarão com alto valor comercial que pode impulsionar a aquicultura no MA

O camarão-tigre-preto foi apontado como dos estoques mais promissores do mundo para comercialização devido seu valor nutricional e comercial. A… [ ]

21 de julho de 2025

O camarão-tigre-preto foi apontado como dos estoques mais promissores do mundo para comercialização devido seu valor nutricional e comercial. A espécie tem predominância nos estados do Ceará, Maranhão e Pará.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) revelou o alto potencial comercial e genético do camarão-tigre-preto (P. monodon), espécie nativa das águas brasileiras e comum no litoral do Maranhão.

O estudo, publicado na revista internacional Aquaculture Research, é o primeiro no Brasil a realizar um mapeamento genético e sanitário aprofundado de populações nativas da espécie.

🦐 🔍CONTEXTO: De tamanho avantajado, cores intensas e sabor marcante, o camarão-tigre-preto (P. monodon) vive em grandes profundidades e está presente em todo o litoral brasileiro, com predominância nos estados do Ceará, Maranhão e Pará. A espécie já foi a mais cultivada em cativeiro no país na década de 1980 e, atualmente, ocupa o segundo lugar nesse ranking. No Maranhão, o crustáceo ainda é capturado de forma acidental, misturado a outras espécies nas redes de pesca.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.