Piauí é o único estado onde mulheres são maioria em cargo de gerência, diz IBGE

O Piauí é o único estado do país onde as mulheres são maioria em cargo de gerência. Os dados são… [ ]

8 de março de 2021

O Piauí é o único estado do país onde as mulheres são maioria em cargo de gerência. Os dados são de uma pesquisa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O relatório faz parte de um Estudo Estatístico de Gênero, que analisa as condições de vida das mulheres no Brasil.

Segundo os dados, o Piauí tem um percentual de 53% de mulheres em cargos gerenciais, já os homens representam 47%. Em relação às capitais brasileiras, todas tem participação feminina abaixo de 50%. O Brasil tem somente 37,4% de pessoas do sexo feminino em cargos de gerência.

As mulheres também se destacam como maioria entre os docentes de ensino superior no estado com 50,2% de participação. Nesse caso, Piauí fica em quarto lugar dentro desse contexto, atrás apenas da Bahia (51,8%), do Mato Grosso (50,4%) e da Paraíba (50,4%). O menor indicador é de São Paulo (43,4%).

Pesquisa do IBGE aponta que mulheres são maioria em cargo de gerência no Piauí — Foto: IBGE

Menor participação na polícia

O estudo aponta que o Piauí tem o terceiro menor índice de participação das mulheres nas polícias militar e civil, com apenas 9,3% de efetivo feminino, ficando a frente apenas do Ceará (7,1%) e Rio Grande do Norte (5,3%).

O Amapá é o estado com maior participação, com 24,3%. A média de participação no Brasil é de 14,6%.

G1 PI

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.