Psicóloga Valentina Abreu orienta sobre saúde mental das mulheres

Profissional foi a entrevistada do programa ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira Psicóloga de mulheres, Valentina Abreu conversou com as apresentadoras Marina Sousa… [ ]

11 de novembro de 2025

Profissional foi a entrevistada do programa ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira

Psicóloga de mulheres, Valentina Abreu conversou com as apresentadoras Marina Sousa e Leda Lima

Agência Assembleia/ Foto: JR Lisboa

Muitas mulheres enfrentam diariamente uma sobrecarga de trabalho e responsabilidades que afetam diretamente a saúde mental. Nesse sentido, a psicoterapia torna-se ainda mais importante para que elas possam lidar não apenas com as funções exaustivas, mas também com pressões sociais e estigmas que,na maioria das vezes não afetam o público masculino.

Esse foi o assunto tratado no programa ‘Saúde e Bem-Estar’ desta quarta-feira (12), na Rádio Assembleia (96,9 FM), que recebeu a psicóloga de mulheres Valentina Abreu. Durante a entrevista, a profissional deu orientações sobre como as mulheres podem superar esses desafios impostos pelo dia a dia com o intuito de manter uma boa qualidade de vida.

“Quando falamos sobre saúde mental, estamos falando de um conjunto de fatores, biológicos, sociais e emocionais. Então, é imprescindível que o básico seja garantido, pois é preciso que uma pessoa possa ter moradia, alimentação, trabalho, segurança e bons relacionamentos. Tudo isso vai contribuir para que essa saúde mental possa se estabelecer”, afirmou a profissional, destacando que a saúde mental está relacionada não com à ausência de problemas, mas com a capacidade de gerenciar as mais adversas situações.

Especificamente sobre as mulheres, a psicóloga lembrou que, na maioria das vezes, elas precisam lidar com situações do ambiente de trabalho e com as tarefas domésticas, o chamado trabalho invisibilizado, o que requer um esforço mental ainda maior. “Quando falamos sobre as mulheres, especificamente, falamos sobre um esgotamento, autoestima, relacionamento e estresse. Existe um acúmulo muito grande de funções”, pontuou.

Sobrecarga

Além dessa sobrecarga de funções, outras questões abordadas durante o programa e que afetam diretamente a saúde mental das mulheres são as questões hormonais, violência de gênero e pressões sociais diretamente relacionadas com a aparência física.

“Hoje em dia, eu percebo que as mulheres são as que mais buscam por psicoterapia e tratamento. Nesse movimento de busca por cuidar de si, percebo que as mulheres estão cada vez mais cuidado de si e delegando mais as funções”, pontuou.

Nesse processo, Valentina Abreu destacou a importância da terapia para que as mulheres consigam ter uma vida mais equilibrada. “A psicoterapia é um espaço onde as mulheres vão ter a liberdade de falar sobre o que elas quiserem, sobre as angústias, medo, as questões que estão atravessando e, juntas, vamos tentar encontrar formas e caminhos possíveis para que elas possam lidar com aquilo que está trazendo sofrimento”, frisou.

Apresentado por Leda Lima e Marina Sousa, o ‘Saúde e Bem-Estar’ vai ao ar todas as quartas-feiras, às 11h.

Fo nte: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHAO

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.