Nesta quarta-feira (07/04), a Secretária de Saúde de Araioses, AILA DOS SANTOS, concedeu uma entrevista e realizou alguns esclarecimentos acerca… [ … ]
7 de abril de 2021
Nesta quarta-feira (07/04), a Secretária de Saúde de Araioses, AILA DOS SANTOS, concedeu uma entrevista e realizou alguns esclarecimentos acerca da pasta da saúde no município.
A Secretária falou dos desafios encontrados ainda em dezembro de 2020, quando se deparou com diversas dificuldades na transição entre as gestões, o que segundo a mesma prejudicou imensamente a atual gestão, “A transição é um período fundamental para iniciar uma gestão, porém em Araioses se tornou difícil o inicio dos nossos trabalhos, pois a documentação exigida na transição como extratos bancários e documentos diversos físicos não foram repassados”, disse.
“A queda no número de equipes de saúde se deu por falta de mão de obra médica, pois como a gestão anterior deixou de pagar vencimentos de médicos, os mesmos foram se agregando em outros municípios, contribuindo para que o município ficasse inadimplente e tivesse recursos suspensos, porém estamos agindo para garantir que os recursos voltem a ser repassados, tendo em vista que esse esforço é necessário para que o cidadão não seja prejudicado”, garantiu a secretária.
Sobre as ações, Aila enfatizou que além de atuar no Conselho Nacional de Secretários de Saúde para melhorias na saúde no município, também conta com o apoio da Prefeita Luciana Trinta, onde a mesma tem se empenhado em buscar recursos para a cidade nas esferas Estadual e Federal, como também a disponibilidade em estar visitando as unidades básicas de saúde e hospital municipal para saber as necessidades, fazer levantamentos para as devidas reformas e melhoramentos.
“Mesmo com as dificuldades encontradas, estamos trabalhando na busca de mais recursos, também está sendo reformada uma ala no hospital municipal somente para atender COVID – 19, onde já realizamos treinamentos para profissionais que irão atuar, e estamos realizando a aquisição de respiradores para a ala hospitalar”, frisou a secretária.
Também foi relatado sobre a situação do COVID – 19.
“A Vacinação contra covid-19 segue em ritmo intenso para os idosos de acordo a faixa etária, a vigilância sanitária com apoio da policia militar segue realizando vistorias. Atualmente enfrentar a pandemia se tornou mais complexo em função da escassez de recursos diferente da primeira onda quando o financiamento foi disponibilizado”, afirmou a Secretária.
Ao final da entrevista foram feitas as considerações finais e um importante recado para a população.
“Estamos trabalhando sim, a prefeita Luciana Trinta, nós aqui na Secretaria de Saúde, os profissionais da saúde na linha de frente e a população precisa colaborar também nessa luta contra a covid – 19, saindo de casa só em extrema necessidade, usando máscara, álcool e gel, água e sabão, vamos nos cuidar e cuidar de quem amamos, pois o vírus é mortal”, finalizou a Secretária Aila.

0 Comentários