Setur-MA participa de lançamento novo voo internacional entre São Luís e Lisboa

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) participou do lançamento oficial da nova rota internacional Lisboa – São Luís, operada… [ ]

6 de fevereiro de 2026

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) participou do lançamento oficial da nova rota internacional Lisboa – São Luís, operada pela TAP Air Portugal. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (4), no Convento das Mercês, em São Luís, e contou com a presença da secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo, do governador Carlos Brandão e de membros da comitiva da companhia aérea TAP Air Portugal, além de autoridades convidadas, representantes do setor turístico e parceiros institucionais.

Com a inclusão, São Luís é a 15ª cidade brasileira que passa a ser atendida pela TAP, o que representa um avanço estratégico na conectividade internacional, no fortalecimento do turismo e na promoção do Maranhão como destino de relevância mundial.

Durante o evento, Socorro Araújo destacou que a nova rota é resultado de um trabalho contínuo do Governo do Maranhão para fortalecer parcerias internacionais, valorizar o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade e posicionar o estado como um destino competitivo no cenário global do turismo. Segundo ela, o voo representa uma conquista histórica, que amplia o acesso dos maranhenses à Europa e abre novas oportunidades para atrair visitantes estrangeiros.

“Nós estamos comemorando a assinatura de um protocolo de intenções entre a TAP Portugal e São Luís, pois ao longo dessa gestão do governo Carlos Brandão, estivemos trabalhando, dialogando, buscando parcerias e fazendo com que o Maranhão seja visto de forma diferente, como um grande destino. E quando um destino maranhense se torna Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, isso vem fortalecer as nossas tratativas junto à presidência da TAP para que trouxéssemos um voo internacional para o Maranhão”, relatou.

Segundo Socorro Araújo, será um voo regular entre o Maranhão e Portugal, permitindo maior fluidez no turismo dos dois destinos. “Essa é uma grande oportunidade para trazer as pessoas para conhecerem os Lençóis Maranhenses, o Centro Histórico, a nossa cultura, as manifestações culturais e o nosso povo. É muito importante esse voo, pois nós estamos vivendo um momento de crescimento do turismo no Maranhão”, destacou a secretária.

A nova operação terá início em 26 de outubro de 2026, com dois voos semanais, conectando diretamente o Maranhão à Europa por meio do hub da TAP em Lisboa. Os voos serão operados com aeronaves Airbus A321LR, com capacidade para 16 passageiros na classe executiva e 155 na econômica, na rota Lisboa (LIS) – São Luís (SLZ) – Fortaleza (FOR) – Lisboa (LIS).

As frequências definidas são: Lisboa – São Luís, às segundas e quintas-feiras, com partida às 19h05 e chegada à 00h10 do dia seguinte; e São Luís – Lisboa (via Fortaleza), às terças e sextas-feiras, com saída de São Luís à 01h40, escala em Fortaleza às 03h00, partida às 04h30 e chegada a Lisboa às 14h50.

Para Mário Chaves, COO da TAP Air Portugal, o início da rota Lisboa – São Luís representa mais um passo estratégico no fortalecimento da nossa malha aérea entre a Europa e o Brasil.

“Estamos ampliando a conectividade do Nordeste com o nosso hub em Lisboa, criando novas oportunidades para o turismo, os negócios e o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. Com esta conquista, também abrimos as portas da Europa para o Maranhão e vamos revelar aos europeus as belezas únicas da natureza, cultura e gastronomia, enquanto conectamos os maranhenses a mais de 50 destinos fascinantes que a TAP oferece na Europa”, explicou.

Segundo Mário, a nova ponte aérea não é apenas um marco para o turismo, mas também um impulso para o intercâmbio cultural, oportunidades de negócios e fortalecimento dos laços entre os dois continentes. “O Maranhão, com suas paisagens exuberantes como os Lençóis Maranhenses e sua rica herança histórica, ganha agora uma vitrine internacional capaz de atrair olhares e corações de todo o mundo”, concluiu.

A nova ligação internacional também reforça o bom momento vivido pelo Aeroporto de São Luís, que passou por um amplo processo de modernização nos últimos anos. A concessionária responsável pelo terminal destacou os investimentos realizados, o crescimento da movimentação de passageiros e o papel estratégico da nova rota para o turismo e a economia do estado.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou que a conectividade aérea é decisiva para a expansão do turismo internacional no Brasil. Ele destacou o potencial do Maranhão no mercado europeu, os impactos positivos para a economia e a geração de emprego e renda em toda a região Nordeste.

“O anúncio do primeiro voo internacional do Maranhão é um marco histórico para o turismo no Brasil, com reflexos positivos em todo o Nordeste. Com essa rota, o estado dos Lençóis Maranhenses se conectará diretamente aos mercados europeus, que, em 2025, enviaram 1,7 milhões de turistas estrangeiros para o Brasil. Conectividade é um fator essencial e decisivo para continuarmos crescendo e quebrando recordes como fizemos em 2025. Com essa rota o Brasil amplia e diversifica a geração de renda e empregos, e o governo do Maranhão abre ainda mais portas para receber visitantes e impulsionar a economia”, finalizou.

Fonte: Governo do Maranhão

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.