Weverton articula fortalecimento do PDT para 2026 com novas lideranças como João Igor Carvalho e Erlânio Xavier

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) intensifica as articulações políticas visando as eleições de 2026, com o objetivo de fortalecer o… [ ]

26 de outubro de 2025

O senador Weverton Rocha (PDT-MA) intensifica as articulações políticas visando as eleições de 2026, com o objetivo de fortalecer o PDT maranhense tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal. Desde o fim do pleito municipal de 2024, o parlamentar vem coordenando um amplo movimento de reorganização interna e de atração de novas lideranças para consolidar o partido como uma das principais forças políticas do estado.

Além de buscar a reeleição ao Senado, Weverton quer ampliar as bancadas pedetistas nas duas Casas Legislativas. “O PDT é a minha única casa partidária desde o início da minha trajetória pública. Foi aqui que construí toda a minha história. Nada mais justo do que retribuir ao partido fortalecendo suas bases políticas e eleitorais”, afirmou o senador.

Nas eleições de 2022, o PDT conquistou uma das maiores bancadas na Assembleia Legislativa. Agora, o projeto é expandir essa presença também na Câmara dos Deputados, com nomes de peso e histórico político consolidado. Entre os destaques estão João Igor Carvalho, ex-prefeito de São Bernardo do Maranhão por dois mandatos e pré-candidato a deputado estadual, e Erlânio Xavier, ex-prefeito de Igarapé Grande também por dois mandatos, ex-presidente da Famem (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão) e agora pré-candidato a deputado federal.

Ambos são figuras de grande influência regional e devem reforçar o projeto de fortalecimento do PDT, ampliando a capilaridade do partido no interior do estado. A entrada dos dois líderes no grupo pedetista é vista como um movimento estratégico para aumentar a competitividade da legenda nas disputas proporcionais.

“Nós teremos uma chapa pedetista muito forte, tanto para a Assembleia quanto para a Câmara, com participação importante também na chapa majoritária”, reforçou o senador.

João Igor conta com o apoio direto de seu pai, o prefeito Neto Carvalho, de Araioses, uma das maiores lideranças políticas do Baixo Parnaíba. Neto Carvalho é reconhecido pela forte influência regional e pelo papel de articulador político no norte do estado, reforçando o peso do grupo no projeto de fortalecimento do PDT. A presença da família Carvalho no partido amplia sua capilaridade e consolida o partido como uma força expressiva também naquela região.

O PDT trabalha para consolidar os mandatos dos parlamentares que buscarão reeleição e, ao mesmo tempo, abrir espaço para novos quadros, reafirmando sua posição de partido de diálogo, renovação e força política no Maranhão.

O partido integra a aliança em torno do nome de Orleans Brandão, pré-candidato ao Governo do Maranhão e sobrinho do governador Carlos Brandão.

Com isso, o PDT se posiciona como um dos principais pilares da base de apoio a Orleans Brandão, reforçando a intenção de disputar as próximas eleições com uma chapa competitiva, articulada e de forte presença em todas as regiões do estado.

     

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Djair Prado, Cursando Jornalismo (EAD) pela Universidade Estácio de Sá – 2º período, é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI – Campus Parnaíba) e atuo desde 2015 na área jornalística, por meio do Blog Djair Prado, em toda a região do Baixo Parnaíba, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.