O VIVA PROCON disponibilizou um espaço, na área do atendimento da sede do órgão, no bairro Conceição, em Araioses, para… [ … ]
30 de janeiro de 2019
O VIVA PROCON disponibilizou um espaço, na área do atendimento da sede do órgão, no bairro Conceição, em Araioses, para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alertar os cidadãos e servidores do departamento sobre os riscos da hanseníase. A ação é realizada pela equipe do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, em apoio à campanha nacional Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e combate a essa doença.
A ação no VIVA PROCON aconteceu nesta terça-feira (29). Durante as abordagens, realizadas pela a equipe, a Enfermeira e Farmacêutica Thalita de Oliveira Viana do hospital Municipal realizou uma palestra educativa sobre a temática abordada com o auxílio da Coordenadora de Ações de Saúde, Enfermeira Bárbara Beltrão, assistente social e NASF da SMS informa como identificar e prevenir a doença e distribui material educativo com informações.
Segundo o coordenador do VIVA PROCON, Antônio, essa é mais uma parceria do órgão em apoio às campanhas de saúde que buscam a valorização da vida.
O Brasil é o segundo país com mais casos de Hanseníase, atrás somente da Índia. Anualmente são registrados perto de 30 mil casos, sendo 6% deles em crianças e adolescentes, somando aproximadamente 2 mil pacientes. Destes, 7% (140, em média) são diagnosticados com alguma sequela relacionada à doença.
A hanseníase pode provocar graves incapacidades físicas se o diagnóstico demorar ou se o tratamento for inadequado. Os primeiros sinais da hanseníase são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, que ficam dormentes e sem sensibilidade ao calor, frio ou toque.
Por isso a importância do diagnóstico e tratamento para obtenção da cura.
O tratamento é gratuito e disponível nos postos de saúde do Município de Araioses.
Na mesma manhã também foi realizado nas dependências do VIVA PROCON o trabalho de conscientização com apresentação da Psicóloga Teangela Oliveira Machado na qual realizou ações sobre saúde mental.
O Janeiro Branco é uma campanha que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu em volta do tema. É preciso compreendermos o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo. Com essa ideia em mente, o Janeiro Branco pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.
Temos um número que cresce cada vez mais de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida.
A campanha, criada por psicólogos brasileiros, também tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida.
Sempre que precisar procure um psicólogo, depressão e doença e pode matar.