Assistência Social em Ação em Araioses!

Uma família do povoado Mucambo do município de Araioses composto pelo senhor Francisco Izaquel da Silva (RF) 38 anos, Rafael… [ ]

12 de dezembro de 2019

Uma família do povoado Mucambo do município de Araioses composto pelo senhor Francisco Izaquel da Silva (RF) 38 anos, Rafael Alves da Silva (filho) 11 anos, Thiago de Souza (filho) 06 anos, Maria Sabrina de Souza (filha) 10 anos, Nanci (Mãe, esta tem apenas com certidão negativa) encontra-se em acompanhamento PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) desde a data de 08 de Outubro de 2018, onde esta família foi inserida pela equipe Volante do CRAS situado na Sede do município, com a situação de Extrema Pobreza e falta de moradia digna.

A equipe Volante, composta por uma Assistente Social e uma Psicóloga, realizou desde a data do primeiro contato com a família, visitas domiciliares mensais, onde realizaram encaminhamento para a rede socioassistêncial, que aparam toda sociedade que dela necessita, viabilizaram Cesta Básica para família, realizaram um plano de acompanhamento, onde este está sendo seguido com precisão. O Plano de Acompanhamento visa pactuar ações junto às famílias, para que estas superem a situação de vulnerabilidade social, ressaltamos que todos estes procedimentos demandam tempo e articulações, haja vista que a política de Assistência Social trabalha com mediações.

Quando a família começou a ser acompanhada pela equipe técnica foi observado que seus membros não tinham sequer documentação, ou seja, não tinham direito à cidadania, então a equipe técnica começou a articular com o PROCON do munícipio onde se conseguiu a documentação do senhor Izaquiel. Em relação à dona Nanci, foi feito uma investigação entre o CRAS de Araioses junto ao município que a mesma nasceu (Forquilha, Ceará), onde foi localizado apenas a Certidão Negativa.

Logo em seguida esta equipe encaminhou a família para o setor do Cadastro Único também do município para inclusão dos mesmos para fins do Programa Bolsa Família que logo foi concedido, o RF do cadastro é o senhor Izaquiel, pois dona Nanci ainda não tem CPF, este esta sendo providenciado pelo PROCON, a partir disso retirar o CPF das crianças. Queremos ressaltar que no inicio dos recebimentos das parcelas do PBF a Assistente Social técnica do CRAS acompanhava o senhor a Caixa Lotérica Federal no Município de Parnaíba – PI, pois o cartão do mesmo ainda não tinha chagado e para receber o benefício era preciso levar a Folha Resumo, onde todas às vezes foram cedidas pelo Setor do PBF, pois observava que a família não tinha orientações nem instruções para fazer esses procedimentos. A falta dos documentos pessoais tem dificultado e muito o andamento de alguns benefícios que a família tem direito, pois atualmente para ter acesso aos programas e serviços é necessário que no mínimo os indivíduos portem CPF, impossibilitando, como por exemplo, o acesso à moradia, BPC entre outros.

A equipe técnica seguindo o Plano de Acompanhamento, estar agora viabilizando o Beneficio de Prestação Continuada para um dos membros da família que é deficiente junto ao INSS, onde já foi iniciado este processo, primeiramente com a Saúde, para viabilizar o laudo médico e assim, dar seguimento aos demais procedimentos, o que, como já foi relatado, demanda certo tempo.

Assim, todos os procedimentos que foram pactuados no Plano de Acompanhamento da família estão sento executados e articulados. Ressaltamos que este CRAS sempre utiliza de ferramentais necessários para realização de seu trabalho, não deixando que as famílias de sua abrangência fiquem desassistidas, mas queremos deixar claro que a família também tem seu papel fundamental nesse processo, pois a mesma é a protagonista de sua história, tendo estes diretos e deveres.

Prefeitura de Araioses através da Secretaria de Assistência Social trabalhando cada vez mais!