Cinco pessoas foram presas em uma operação realizada pela Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí), com apoio da Policia Militar… [ … ]
20 de setembro de 2021
Cinco pessoas foram presas em uma operação realizada pela Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí), com apoio da Policia Militar e Civil do Piauí, na região da cidade de Fronteiras, 410 km ao Sul de Teresina, por roubo de água na adutora de Piaus. As fiscalizações aconteceram entre os dias 13 e 17 de setembro. Segundo a Agespisa, as pessoas usavam a água na criação de gado e em tanques de peixes.
Ao todo, conforme a Agespisa, foram flagrados doze desvios (ou “gatos”) que estavam desviando mais de um terço da água produzida em Piaus, cerca de 70 mil litros de água por segundo.
A água desviada estava sendo utilizada para abastecimento de tanques de peixes, bebedouros para animais, irrigação de capim e barreiros, dentre outras.
As ligações clandestinas foram detectadas em tubulações de 25, 32 e até de 60 mm. Os desvios eram feitos diretamente da adutora, que produz cerca de 230 mil litros de água por segundo.
A adutora abastece as cidades de São Julião, Campo Grande do Piauí, Vila Nova do Piauí, Fronteiras, Pio IX e o povoado Mandacaru, estendendo-se por 111 quilômetros. A maioria dessas cidades teve situação de emergência pela seca declarada pelo governo federal.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
As cinco pessoas presas durante a operação foram encaminhadas às delegacias de polícia das cidades dos flagrantes, onde foi registrado Boletim de Ocorrência. Elas vão responder por diversos crimes, conforme a Agespisa.
O trabalho de combate ao roubo de água nas adutoras que cortam o semiárido piauiense tem sido feito com frequência e sempre com o apoio da Polícia.
Com a retirada das ligações clandestinas, a expectativa é de que o abastecimento de água tenha ganho de volume, principalmente nas cidades de Fronteiras, São Julião e Pio IX.
“É um trabalho arriscado, mas essencial para melhorar o abastecimento de água. A operação continua até mesmo nos finais de semana”, informa o gerente da Unidade de Negócios de Picos, Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho.
G1 PI
0 Comentários