Comer tarde da noite faz mal à saúde? Veja o que dizem os especialistas

De acordo com um estudo recente sobre os hábitos alimentares de mais de 34 mil adultos norte-americanos revelado pelo jornal… [ ]

15 de janeiro de 2024

 Especialistas recomedam jantar ao menos duas horas antes de dormir — Foto: Zester Daily/Reuters

De acordo com um estudo recente sobre os hábitos alimentares de mais de 34 mil adultos norte-americanos revelado pelo jornal The New York Times, quase 60% das pessoas questionadas disseram que era normal para elas comer depois das 21h.

Especialistas alertam que, se você fizer das refeições noturnas um hábito regular, isso pode ter consequências indesejadas para a saúde. Especialmente quando a refeição é feita pouco tempo antes da hora de dormir.

🍝 😴 O que acontece se eu comer tarde da noite?

 

Nossos corpos evoluíram para processar nutrientes durante o dia e para conservar e armazenar energia à noite, explica Marie-Pierre St-Onge, cientista de nutrição e sono da Universidade de Columbia. E perturbar esse ritmo natural pode causar problemas.

Uma série de estudos recentes concluíram, por exemplo, que jantar até três horas antes de dormir pode piorar os sintomas de azia ou refluxo ácido. Algumas pesquisas também revelaram que comer uma a três horas antes de dormir está associado a uma piora na qualidade do sono.

As investigações sobre alimentação noturna também falam sobre o aumento do peso corporal e da saúde metabólica. De acordo com Frank Scheer, neurocientista do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, um estudo de 2019 com quase 900 adultos norte-americanos de meia-idade e mais velhos, mostrou que aqueles que consumiam cerca de 100 calorias ou mais duas horas antes de dormir tinham cerca de 80% mais probabilidade de estar acima do peso ou de ter excesso de peso.

Os pesquisadores encontraram resultados semelhantes em adultos na Suécia e no Japão.

Obesidade — Foto: Brun-nO para Pixabay

⏰Dá pra controlar a alimentação noturna?

 

A pesquisa do Brigham and Women’s Hospital sugere ainda que, se possível, é melhor evitar comer a última refeição do dia no máximo entre três e quatro horas antes da hora habitual de dormir.

Se você trabalha em turnos não convencionais, comer tarde pode ser inevitável. Mas, se puder, tente fazer suas maiores refeições entre 7h e 19h. Se você comer mais tarde à noite, a sugestão é optar por refeições ou lanches menores e mais nutritivos, que não sejam muito ricos em gordura ou açúcares adicionados.

🩺 Quais as recomendações médicas

 

A nutricionista Greice Furlanetto Arraes reiterou ao g1 que a alimentação muito tarde da noite não é uma boa opção, pois à noite ficamos mais resistentes à insulina. Então, se você for comer, por exemplo, uma refeição rica em carboidratos muito tarde, as chances de ganhar gordura corporal são muito maiores do que se você for consumir de dia.

Tudo isso tem ligação com estarmos indo contra o nosso relógio biológico, o ciclo circadiano, que é como os nossos hormônios funcionam, explica Greice. Então, diz a especialista, o ideal seria ficar pelo menos duas horas sem comer antes de dormir.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!