Deputados aprovam projeto que prevê ‘turismo pedagógico’ nas escolas da rede pública estadual

14 de dezembro de 2023

Deputados aprovam projeto que prevê

Na sessão plenária desta quarta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei 555/2023, de autoria da deputada Janaína Ramos (Republicanos), que propõe diretrizes voltadas para o ‘Turismo Pedagógico’ nas escolas públicas do Maranhão. A matéria segue à sanção governamental.

De acordo com o PL, o objetivo é possibilitar o acesso dos alunos da rede pública ao acervo cultural, artístico e turístico do estado. Além disso, o projeto garante que o processo de ensino-aprendizagem não seja restringido apenas à transmissão de conhecimento teóricos em sala de aula.

Em sua justificativa, a deputada Janaína Ramos afirma que o setor do turismo cresce significativamente no mundo e ressalta a importância de capacitar os futuros profissionais. Disse ainda que é importante formar crianças e adolescentes maranhenses conhecedores de sua cultura.

“Apesar do setor turístico crescer muito nos últimos anos e da valorização do nosso governador para com este tema, pouco se fala em turismo pedagógico. Por esta razão, essa matéria objetiva fortalecer no corpo docente da rede de ensino estadual uma proposta multidisciplinar para que os alunos possam ter oportunidade de uma formação complementar que amplie sua formação curricular, estimulando o conhecimento cultural, a valorização do patrimônio público e artístico estadual”, explicou.

O projeto prevê, ainda, que as diretrizes poderão ser patrocinadas totalmente ou parcialmente, assim como celebrados por acordos entre os órgãos e entidades públicas e privadas para apoiar a realização das atividades previstas na proposta pedagógica da escola.

 

 

via: Al.Ma

0 Comentários

Deixe o seu comentário!