Ebserh lança editais de residência médica e multiprofissional com mais de 270 vagas no Maranhão — Foto: Divulgação/Ebserh.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou dois editais para candidatos ao Exame Nacional de Residência (Enare), edição 2023/2024, com 276 vagas em instituições de São Luís e Imperatriz.
O período para inscrição será de 23 de agosto a 14 de setembro de 2023, por meio do site https://enare.ebserh.gov.br/. A aplicação das provas será realizada no dia 29 de outubro.
No Estado, participam do exame as seguintes instituições:
Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA)
Hospital Dr. Carlos Macieira,
Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão
Hospital do Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho
Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos
Hospital Nina Rodrigues
Hospital do Câncer Aldenora Bello
Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto
Maternidade de Alto Risco de Imperatriz.
Estão sendo ofertadas 163 vagas na modalidade residência médica e 113 na modalidade residência multiprofissional, distribuídas em unidades hospitalares de São Luís e Imperatriz (veja a relação completa das vagas abaixo).
A banca organizadora do certame é o Instituto AOCP, e o valor das inscrições é de R$ 310 para a área médica e R$ 195 para uni e multiprofissional.
Para a residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição. Após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição. Após a realização da prova, seleciona o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada.
Mais informações sobre o Enare estão disponíveis nos editais:
Residência médica
Residências uni e multiprofissional
Sobre o Enare
A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 403 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh-MEC e em um hospital militar. A segunda edição, realizada em 2021, contou com mais de 31 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. A terceira edição teve 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas. Os interessados podem acompanhar todo o processo pelo site.
Segundo o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Enare tem um papel que abrange desde a pesquisa, a inovação, até a contribuição para um atendimento mais qualificado ao usuário.
“A ampliação do número de instituições e vagas representa uma confiança adquirida pela Ebserh de que as entidades enxergam nossos hospitais como ambientes propícios para a difusão do conhecimento. Algo que certamente vamos honrar, à medida em que os candidatos comecem a exercer suas atividades”, comentou o dirigente da estatal responsável pelo certame.
Para a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ebserh, Cristiane Carvalho, o sucesso do Enare 2023 mostra a importância de uma formação profissional de excelência e a garantia de condições mais democráticas de participação.
“A realização de um único certame em nível nacional possibilita a redução de custos para alunos e instituições, além da diminuição da burocracia e do fato de o aluno, dependendo de sua classificação, escolher o local mais adequado para trabalhar”, afirmou.
Principal exame de residência do país, o Enare apresenta para os candidatos vantagens como custo menor e único, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência, entre outras. O sistema de classificação é muito próximo ao Enem-Sisu.
Neste ano, os profissionais de medicina e de outras áreas da saúde têm à disposição 5.102 vagas, distribuídas em 3.157 na área médica e 1.945 nas modalidades uni e multiprofissional, ofertadas em todo o Brasil. Ao todo, são diversos programas de 114 instituições que aderiram ao Enare.
Distribuição das 163 vagas para Residência Médica no MA
0 Comentários