Eclipse Solar vem aí: saiba como observar em segurança

Estamos a pouco mais de um mês do principal evento astronômico dos últimos anos no Brasil. O Eclipse Solar de 14 de… [ ]

9 de setembro de 2023

Estamos a pouco mais de um mês do principal evento astronômico dos últimos anos no Brasil. O Eclipse Solar de 14 de outubro será visível em todo o país. Em grande parte dele será um eclipse parcial, mas de uma estreita faixa que passa pelo Norte e Nordeste brasileiros, será um espetacular Eclipse Anular do Sol.

Quem gosta de apreciar fenômenos astronômicos como este, já vive uma expectativa crescente, contando os dias para o 14 de outubro. Mas é preciso estar atento, porque observar um eclipse solar pode ser muito perigoso, e se você fizer da maneira errada pode perder a visão.

Segundo o colunista do Olhar Digital e presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA, Marcelo Zurita, o perigo não está exatamente no eclipse, mas sim em olhar para o Sol.

“Não existe maneira segura de observar diretamente o Sol sem colocar em risco a saúde da sua visão. Portanto, seja durante um eclipse ou em qualquer outro momento, NUNCA olhe para o Sol sem usar equipamentos adequados ou filtros especialmente projetados para essa finalidade.”

Zurita afirma que, embora a grande maioria da população não tenha acesso a um equipamento astronômico, é possível acompanhar a evolução de um eclipse solar sem um instrumento ótico. Para isso, é imprescindível o uso de um filtro adequado.

via: olhar digital

0 Comentários

Deixe o seu comentário!