No último dia 02 de agosto, no salão… [ … ]
9 de agosto de 2024
No último dia 02 de agosto, no salão de atos do Palácio dos Leões, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), o Governo do Estado fez a abertura das inscrições nos editais do Programa Cartão Transporte Universitário. Nesta edição 2024.2 o Governo do Estado faz um investimento de R$3.496.000,00 (três milhões quatrocentos e noventa e seis mil reais) em todo território maranhense. A meta da atual edição é atender 5.370 (cinco mil e trezentos e setenta) jovens maranhenses, de modo a contribuir com a redução dos índices de evasão, auxiliando com suporte financeiro à renda das famílias, no custeio dos deslocamentos de ida e volta, do trajeto de casa para instituição de ensino.
O Programa Cartão Transporte abre suas inscrições duas vezes ao ano e é formado por três editais, a saber: 1) Edital Geral voltado para os estudantes universitários do interior do Estado; 2) Edital IEMA para as unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, rede de educação integral e profissionalizante do Estado; 3) Edital Grande Ilha para estudantes universitários e do ensino médio residentes nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Esta política pública de auxílio estudantil foi criada pelo Governo do Estado do Maranhão, através da lei nº 10.691/2017. Em setembro deste ano completa sete anos de existência. A atual gestão tem ampliado o programa de modo a beneficiar mais municípios e jovens. De janeiro de 2023 a maio de 2024, já foram beneficiados com a política pública 13.443 (treze mil quatrocentos e quarenta e três) jovens estudantes e 203 (duzentos e três) municípios maranhenses.
O evento de abertura no dia 02/08 marcou o início do processo de inscrição que vai até o dia 14/08, na plataforma do Programa Cartão Transporte que poderá ser acessada pelo site (transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br).
Nas inscrições os estudantes terão que preencher um formulário e comprovar os deslocamentos de sua residência até a instituição de ensino por meio de comprovante de residência; o vínculo com a instituição de ensino com documento de matrícula e histórico, além de fornecer uma declaração atestando a veracidade das informações prestadas, os casos omissos consultar os editais no site do programa.
A cerimônia de abertura dos editais contou com a presença dos parceiros na execução do Programa Cartão Transporte a saber Casa Civil; Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL; IEMA; do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA; Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Maranhão – ATI/MA; representantes de órgãos; secretários; deputados; gestores municipais de juventude; conselheiros estaduais e jovens beneficiados pelo programa.
via: clodoaldocorrea
0 Comentários