O Grupo Equatorial Energia abriu inscrições para a edição 2024 do programa Escola de Eletricistas, que oferece formação gratuita para quem deseja atuar no setor de distribuição de energia elétrica. Ao todo, são 450 vagas abertas, em seis estados, para os cursos que serão ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai). O edital já está disponível no site escoladeeletricistaseqtl.com.br e as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 02 de maio.

Foto: Divulgação

A formação é direcionada para homens e mulheres maiores de 18 anos, que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva, dentro do prazo de validade. As vagas serão abertas em 18 municípios dos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Goiás. Ao todo, serão disponibilizadas 25 vagas por turma, sem vínculo empregatício, a partir da aprovação em todas as etapas do processo seletivo

De acordo com Alessandra Silvestre, o principal objetivo do projeto é preparar profissionais para ocuparem posição no setor de energia elétrica e contribuir para a transformação na vida das pessoas por meio da educação, geração de emprego e renda. “O projeto tem um impacto enorme na vida das pessoas, pois impulsiona e potencializa a empregabilidade dos participantes, promovendo a educação e qualificação profissional, para que as pessoas tenham chance de desenvolver o seu potencial”, afirma Alessandra Silvestre, Superintendente de Atração, Desenvolvimento e Cultura.

A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida. A duração aproximada do programa é de quatro meses e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

O processo seletivo será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será divulgada no site escoladeeletricistaseqtl.com.br de acordo com o cronograma previsto no Edital de cada município

Etapas da seleção

No Maranhão, as inscrições acontecem nos dias 02 de maio a 30 de maio de 2024 para São Luís e 02 de maio a 15 de julho de 2024 para as cidades de Bacabal e Balsas. Serão 75 vagas disponibilizadas, sendo 25 vagas por turma. Os links para inscrições serão disponibilizados nos canais de comunicação da Equatorial Maranhão e do SENAI. É importante salientar que as vagas são limitadas, nesse caso, o período de inscrições pode ser encerrado antes do previsto caso atinja o limite de 200 inscrições aptas por localidade.

Os primeiros 200 inscritos aptos no processo seletivo da Escola de Eletricistas, serão convocados para a etapa da prova objetiva, desde que atendam aos critérios estipulados no edital. A prova objetiva será aplicada de forma on-line e ao vivo na plataforma do Microsoft Teams e avaliará conhecimentos de português e matemática dos candidatos. A datas de realização das provas consta no próprio edital. É necessário que o(a) candidato(a) tenha acesso à internet banda larga e o conhecimento de procedimentos simples para acesso ao ambiente virtual de inscrição e avaliações. O regulamento completo está disponível no site: escoladeeletricistaseqtl.com.br

Resultados

Desde o início do projeto, em 2022, o Escola de Eletricistas já formou 1.134 novos profissionais para atuar no setor elétrico. Destes, 317 são mulheres. O presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, destaca a importância desta iniciativa, que contribui para a transformação na vida das pessoas e impulsiona a promoção do desenvolvimento social.

“Estamos muito entusiasmados com esta iniciativa, pois visa não apenas criar oportunidades de emprego, mas também gerar renda ao capacitar novos profissionais para setor elétrico. Nosso objetivo é ir além do desenvolvimento técnico, incorporando também habilidades comportamentais essenciais e valorizadas no atual mercado de trabalho. Esta abordagem é fundamental para preparar esses futuros profissionais, garantindo que estejam prontos para integrar-se de forma imediata e eficaz ao mercado de trabalho”, afirma.

A Trainee Técnico, Ana Leia Telles Dutra, como egressa do programa, conta sobre a mudança de sua vida após a qualificação. “O Escola de Eletricistas foi um divisor de águas em minha vida. Agradeço a Equatorial por essa oportunidade. Após a conclusão do curso novas portas se abriram para mim, participei de um processo seletivo e logo fui aprovada. Atualmente, trabalho na Equatorial Maranhão e me sinto realizada com o que eu faço. Trabalhar todos os dias para levar qualidade de vida por meio da energia é muito gratificante”, relata Ana Leia.

Sustentabilidade

O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030. Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.

via: O Imparcial