O mestrado tem como área de concentração a “Teoria Literária”, com as seguintes Linhas de Pesquisa: literatura e Subjetividade e Literatura, Memória e Cultura (veja, abaixo, as informações sobre cada linha de pesquisa).
O edital é voltado para graduados em Letras e em áreas do conhecimento, que tenham afinidade com a temática central da área de concentração, considerando as suas linhas de pesquisa. Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas, das quais: 12 são para ampla concorrência; duas são para docentes e técnico-administrativos da Uema; duas para Pessoas com Deficiência (PCD); e quatro são reservadas a candidatos optantes pela Política de Ações Afirmativas devidamente autodeclarados.
O Curso de Mestrado Acadêmico em Letras funcionará em regime integral, com aulas de segunda a sábado, nos turnos matutino e vespertino, no prédio do Curso de Letras da Uema, localizado na Cidade Universitária Paulo VI, em São Luís.
As aulas estão previstas para iniciar em março de 2025.
Linhas de pesquisa
a) Literatura e Subjetividade: A Linha de Pesquisa investiga projetos que abordam a Literatura e suas potências de subjetividades, entendidas como escopos para interpretar e dialogar com diferentes áreas de conhecimento.
O objetivo, portanto, é evocar outras possibilidades de arranjos narrativos, poéticos e dramáticos, bem como novas combinações que abarquem as articulações da Literatura com outras artes e mídias. Dessa forma, os Projetos Propostos poderão ser articulados com diferentes campos do pensamento humano:
- a interpretação poética;
- a narratividade e possíveis desdobramentos;
- a inscrição do sujeito na contemporaneidade;
- a Literatura e a História;
- a Literatura e a Psicanálise;
- a Literatura e a Sociologia;
- a Literatura e outras artes;
- a Literatura e outras mídias.
b) Literatura, Memória e Cultura: A Linha de Pesquisa acolhe projetos que investigam a Literatura como fenômeno histórico, cujos desdobramentos possibilitam estabelecer diálogos e instaurar novas significações à identidade, cultura e memória.
Para abordar o entrelaçamento entre memória e relações sociais a partir do literário, os projetos poderão articular-se em torno dos seguintes eixos:
- Literatura, cultura e formação social;
- Literatura e memória;
- Literatura e Identidade;
- Literatura Infantojuvenil e oralidade;
- entre cruzamento do texto histórico e literário.
via: G1 MA
0 Comentários