Nenhum eletrônico é perfeito, o que significa que, eventualmente, todos irão sucumbir e quebrar. Mas você sabia que muitos dispositivos têm a sua vida útil encurtada pela forma como os usuários o manuseiam durante o dia a dia? Como os notebooks, que deixam de durar mais tempo pela forma que você cuida dele.

A seguir, confira 4 erros que diminuem a vida útil do seu laptop. Se você comete algum deles, é bom repensar seus hábitos para que o notebook não dê defeito cedo demais.

Veja o que diminui a vida útil do notebook

  • Descartar o investimento em um filtro de linha
  • Tampar as saídas de ar
  • Manuseio incorreto do aparelho
  • Maus hábitos durante o carregamento

Descartar o investimento em um filtro de linha

Geralmente, as pessoas associam o filtro de linha a uma simples extensão, o que não deixa de ser verdade. Contudo, um bom filtro de linha possui, também, uma construção interna que impede que uma sobrecarga de energia elétrica danifique o seu computador. Descartar esse tipo de objeto põe em risco os eletrônicos que passam por picos de energia.

imagem mostra um filtro de linha com doze tomadas e um interruptor
Filtro de linha com proteção contra picos de energia (Reprodução: Amazon)

Picos de energia, muitas vezes causados por tempestades ou problemas na central de energia elétrica da sua cidade, sobrecarregam os eletrônicos e eletrodomésticos. Na melhor das hipóteses, o produto dá defeito; na pior, um acidente pode acontecer, como incêndios.

Esses filtros de linhas com proteção contra surtos são úteis não apenas porque você vai carregar o seu computador ao conectá-lo ao filtro, mas porque se houver um pico de energia muito grande enquanto seu notebook está conectado, as chances de algo ruim acontecer ou o seu PC pifar são menores. Por isso, recomendamos que você utilize um filtro de linha com proteção contra surto quando precisar recarregar seu notebook e demais aparelhos eletrônicos.

Tampar as saídas de ar

As saídas de ar de uma máquina existem para que o calor do sistema de hardware seja enviado para fora do chassi: esse movimento que o ar quente faz ao sair pode auxiliar na refrigeração do equipamento. Ou seja, quando o ar quente sai, o dispositivo tem menos chances de pifar; se você tampa as saídas de ar, o ar quente não tem para onde sair, fica acumulado dentro do chassi do notebook e coisas ruins acontecem.

O superaquecimento das máquinas pode destruir uma ou mais peças, o que vai limitar ou impedir completamente o funcionamento do notebook. Portanto, evite tampar as saídas de ar: não coloque o notebook no seu colo ou em contato com algum tecido; e sempre dê preferência para deixar o aparelho em cima de uma região seca, reta, e sem tecido (como uma mesa).

E se mesmo assim o notebook estiver esquentando, quer dizer que você precisa aliviar o superaquecimento. Isso pode ser feito com suportes: há aqueles que apenas levantam o notebook, e outros que fazem isso e ainda oferecem um sistema de refrigeração embaixo.

Manuseio incorreto do aparelho

A forma como você manuseia o seu notebook também contribui muito para diminuir a vida útil dele. Veja o que evitar:

imagem mostra uma xícara de café cheia ao lado de um notebook
Xícara cheia de café ao lado de um notebook (Reprodução: Alex Knight/Unsplash)
  • Pegar o notebook pela tela: isso pode causar danos ao display da tela, que vão desde arranhões, à quebra e até causar dead pixels; além disso, é possível que as dobradiças fiquem danificadas e segurá-lo de forma irresponsável aumentam as chances do aparelho cair e quebrar;
  • Transportá-lo de forma inadequada: se o objetivo é levar o laptop de um lugar a outro, há diferentes maneiras de fazer isso sem danificá-lo, como a utilização de uma case protetora ou de uma mochila que tenha um espaço destinado apenas para a máquina;
  • Alimentar-se perto da máquina: comidas e bebidas podem danificar o notebook de diferentes formas, por isso, o ideal é não se alimentar perto dele para evitar que algo caia sobre o teclado, tela ou entre no chassi de alguma forma.

Maus hábitos durante o carregamento

As baterias dos dispositivos já avançaram muito de alguns para cá, mas ainda há alguns hábitos que podem danificar o hardware quando se trata do carregamento. A primeira lição é nunca esgotar completamente a bateria, porque isso degrada o hardware mais facilmente: claro, isso pode ocorrer às vezes, mas não torne um hábito.

Além disso, também é importante não manter o notebook carregando muito tempo se a bateria já chegou a 100%. Algumas marcas, inclusive, equipam seus produtos com uma tecnologia que param o carregamento automaticamente quando ele atinge cerca de 80% ou 90%, o que corrobora a importância de tomar cuidado.

via: Olhar Digital