Nesta quinta-feira (12) ocorreu na sede da FAMEM uma reunião de emergência envolvendo o secretário de Articulação Política e Comunicação… [ … ]
12 de abril de 2018
Nesta quinta-feira (12) ocorreu na sede da FAMEM uma reunião de emergência envolvendo o secretário de Articulação Política e Comunicação do Estado, Ednaldo Neves, o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, major Jairon Moura e diversos prefeitos, cujas cidades estão sendo fustigadas pelas chuvas.
O Prefeito de Araioses esteve reunião juntamente com o assessor Levindo Carneiro e o representante da AGED de Araioses o senhor Francisco Fonseca dos Santos conhecido popularmente como senhor Chico Sabino que foi nomeado pelo prefeito como coordenador municipal da defesa civil de Araioses.
O Prefeito de Araioses já está tomando as providências necessárias para a decretação do estado de emergência, identificando número de desabrigados, prédios públicos e privados danificados e que recorram de imediato à Defesa Civil.
O secretário Ednaldo Neves destacou que o governo Flávio Dino está sensível ao drama das populações que estão sofrendo com as cheias, mas ponderou ser necessário que os prefeitos ajam com a máxima urgência no encaminhamento dos documentos adequados para a decretação do estado de emergência.
O coordenador adjunto da Defesa Civil, Major Jairon, fez uma explanação técnica a respeito do decreto emergencial, ressaltando que com uma modificação na lei da emergência, agora os municípios é que dão os passos iniciais quando de qualquer ocorrência desastrosa.
Ele apresentou o modelo do decreto de emergência (o mesmo está disponível no www.famem.org.br), que está sendo entregue a todos os prefeitos para que eles possam estabelecer a emergência em situação que isso seja necessário, para evitar problemas de cunho burocrático.
Dr. Cristino, de Araioses fez relatos do que está ocorrendo em Araioses em decorrência das chuvas, pois o município enfrenta uma situação mais delicada, uma vez que várias ilhas dos municípios estão alagadas e com seus moradores sem poderem sair de casa. “Estamos aqui em São Luis para viabilizar o mais rápido o que for necessário para ajudar nosso município nesse momento preocupante”, disse o prefeito Dr. Cristino.
Em contato com nossa redação o Prefeito de Araioses informou que já protocolou na defesa civil do Maranhão um oficio e que através de Ednaldo Neves entrou em contato com o governador Flávio Dino que já autorizou o corpo de bombeiros a agir em Araioses com seus equipamentos para começar a resgatar famílias nas Ilhas.