Prefeito de Santa Quitéria do Maranhão, Alberto Rocha, é vitima novamente de clonagem criminosa do seu número de telefone Com… [ … ]
15 de janeiro de 2019
Prefeito de Santa Quitéria do Maranhão, Alberto Rocha, é vitima novamente de clonagem criminosa do seu número de telefone
Com aumento no numero de aparelhos celulares circulando no meio social, não é difícil ouvirmos depoimentos ou até mesmo conhecermos pessoas que já tiveram seus números de celulares clonados. As vítimas passaram a fazer parte da triste estatística dos crimes de clonagens, que só crescem no país.
Contra a ação dos criminosos nem os políticos estão salvos. Em 2018, deputados tiveram o celular clonado no Maranhão, segundo a Polícia. As investigação do Departamento de Crimes Tecnológicos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) estão sob sigilo de justiça.
Ainda conforme a Polícia, esse tipo de golpe está se tornando comum e envolve usuários do aplicativo WhatsApp. A mais recente vítima foi o Prefeito de Santa Quitéria do Maranhão, Alberto Rocha.
Segundo o gestor, criminosos clonaram os seus números de telefonia móvel (celular). Alberto Rocha informou que já comunicou o fato às autoridades competentes, a fim de evitar o uso dos números dos seus contatos da agenda para pedirem dinheiro e, ou praticar crimes de ordem financeira. Está já é a segunda vez que Alberto Rocha tem o seu número de celular clonado por bandidos.
A polícia esclarece que quando os criminosos desativam o chip da vitima e reativam no aparelho celular da quadrilha que eles pertencem. As autoridades alertam que mesmo aparecendo o nome do familiar na tela durante uma conversa, quem está por trás é um bandido.
Desde 2016 casos como estes são registrados no Brasil. De acordo com a polícia, novas vítimas estão sendo feitas por uma quadrilha que tem atuação interestadual.
ASSCOM