A diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns no mundo, causando altas taxas de morbidade e mortalidade. Ela ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não a utiliza corretamente, prejudicando o controle da glicose no sangue.

Um aspecto importante é que os primeiros sinais de diabetes podem aparecer na boca. Isso acontece porque a doença afeta o controle da glicemia, comprometendo a circulação sanguínea e diminuindo a produção de saliva, impactando a saúde bucal.

Pacientes com diabetes devem visitar o dentista regularmente, pelo menos a cada seis meses, e redobrar os cuidados com a higiene bucal.

Imagem mostra um dedo perfurado, com uma gota de sangue à mostra. Na outra mão, um teste de diabetes
A medição do nível glicêmico do sangue é capaz de diagnosticar a diabete – Imagem: Syda Productions/Shutterstock

Três sintomas de diabetes que frequentemente aparecem na boca:

  • Gengiva Vermelha e Sensível: Altos níveis de glicose no sangue podem aumentar a vulnerabilidade da boca ao crescimento de bactérias, levando à periodontite. Se não for tratada, a periodontite pode causar a degradação dos tecidos bucais (gengiva e mucosa) e também pode piorar a resistência à insulina, agravando a diabetes.
  • Boca Seca: Conhecida como xerostomia, a secura na boca é causada pela redução na produção de saliva, resultado do aumento do açúcar no sangue.
  • Perda de Dentes: A diabetes descontrolada aumenta o risco de doenças periodontais, cáries e outras infecções, tornando a perda de dentes mais comum. Inicialmente, podem surgir gengivas inchadas e sangramentos, que, se não tratados, evoluem para a retração da gengiva e a reabsorção do osso ao redor dos dentes.

O diagnóstico de diabetes é feito através de testes que medem os níveis de glicose no sangue. Pacientes com diabetes devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar, incluindo endocrinologista, nutricionista, educador físico, psicólogo e outros especialistas, para um tratamento completo.

Mulher sendo atendida no dentista
Idas ao dentista são essenciais no tratamento de um paciente de diabetes – Imagem: Dean Drobot/Shutterstockvia: Olhar Digital