A Prefeitura Municipal de Quitéria do Maranhão por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza atividade do Janeiro Roxo, em… [ … ]
24 de janeiro de 2019
A Prefeitura Municipal de Quitéria do Maranhão por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza atividade do Janeiro Roxo, em alusão a campanha nacional dedicada à conscientização e combate à hanseníase. Uma das principais formas de combater o avanço da doença é o diagnóstico precoce e tratamento imediato.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitidas pelas vias aéreas superiores (tosse ou espirro), através do convívio prolongado de uma pessoa doente, que não esteja em tratamento, para uma pessoa saudável. Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, a hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada.
Em 2018, o Maranhão registrou 3.079 casos novos notificados, dos quais 650 em São Luís, sendo o que mais diagnosticou casos no Nordeste, fruto, principalmente, do trabalho educativo e de treinamento de profissionais de saúde desenvolvido pelo Programa Estadual de Controle da Hanseníase, que funcionam no Hospital Aquiles Lisboa (HAL) e Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, na capital.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação marcada para acontecer na quarta – feira (30) de Janeiro de 2019, na Praça Juscelino Kubitschek, a partir das 08h00 da manhã e tem como objetivo, orientar e reforçar as estratégias de prevenção e tratamento da hanseníase no município. Muitos pacientes têm vergonha de buscar tratamento ou não entendem o que é a doença. O preconceito e a desinformação apontam para a necessidade de reforçarmos as informações e ações, através de campanhas como o Janeiro Roxo, disse a secretaria.
Fonte: ASCOM