Falhas em login, mensagens suspeitos e posts não autorizados na sua linha do tempo podem ser indicativos que a sua conta do Facebook foi hackeada. É fundamental que, ao identificar um desses problemas, você aja imediatamente para proteger a sua conta e evitar prejuízos maiores.

Quer saber como fazer para identificar acessos indevidos na sua conta e protegê-la o mais rápido possível? Confira abaixo o nosso guia e mantenha a sua conta do Facebook livre de ameaças, e saiba como o uso de uma VPN ajuda a manter sua navegação na rede social protegida!

Sinais de que a sua conta do Facebook foi hackeada

Não é difícil identificar quando uma conta do Facebook foi hackeada — é só observar alguns tipos de comportamentos comuns que ocorrem quando cibercriminosos e ameaças virtuais assumiram o controle dela:

criptografia
Imagem: G.Tbov / Shutterstock.com
  • Impossibilidade de fazer login: um hacker que conseguiu acesso a uma conta do Facebook pode alterar as credenciais imediatamente, impedindo que o usuário recupere o controle. Caso você tenha problemas para acessar a rede social com as suas credenciais, é indício de que alguém mexeu nelas.
  • Alertas de login: caso você tenha ativado os alertas de login nas configurações do segurança do Facebook, receberá avisos sempre que alguém tentar acessá-la. Ao identificar tentativas de acesso incomuns, é possível que alguém esteja tentando hackear a sua conta.
  • Redefinição de senha: recebeu um e-mail para redefinir a sua senha, mas não foi você que solicitou? Então alguém pode estar tentando acessar a sua conta indevidamente.
  • Mudanças nas configurações de conta: se você perceber movimentações como mudança de foto de perfil, ou contas estranhas sendo adicionadas como amigos, pode ser ação de um hacker que tenta impedir que você retome o controle da sua conta.
  • Mensagens aleatórias: está recebendo mensagens estranhas pelo Messenger? É possível que alguém esteja usando o mensageiro para se comunicar com seus contatos.
  • Solicitações estranhas de amigos: se você começar a receber inúmeras solicitações estranhas de amigos, isso também pode ser ação de hackers, que podem usar a sua conta para buscar outras potenciais vítimas para seus ataques.
  • Atividade não autorizada na sua linha do tempo: o Facebook permite que aplicativos de terceiros postem na sua timeline, se você der acesso a isso. Mas se começar a aparecer postagens que você não tem ideia da origem, é possível que seja um hacker com acesso à sua conta. É fundamental apagar qualquer postagem do tipo — um link malicioso incluído nelas pode fazer com que algum dos seus contatos se torne também vítima desses cibercriminosos.

 

O que fazer caso sua conta do Facebook tenha sido hackeada

Caso você tenha identificado que, de fato, a sua conta do Facebook foi acessada indevidamente, basta seguir alguns passos para recuperá-la. Confira:

  • Mude a sua senha: a primeira ação que você deve tomar é a de alterar a sua senha, para impedir que os hackers continuem acessando a sua conta. Para fazer isso, basta acessar as configurações de segurança da rede social.
  • Contate o Facebook: o Facebook tem uma página dedicada para usuários que foram hackeados. Ao alertar a rede social de que a sua conta está comprometida, a equipe do Facebook consegue investigar o que aconteceu, aumentar a segurança para impedir ataques futuros, e também te devolver o acesso à sua conta.
  • Alerte seus contatos: essa ação é muito importante, especialmente se os hackers conseguirem postar coisas na sua linha do tempo: alerte seus contatos para que eles não cliquem em nada que tenha sido enviado pela sua conta. Isso impede que hackers façam outras vítimas.

Como manter a conta do Facebook em segurança

Confira algumas dicas rápidas para manter a sua conta do Facebook em segurança — não só após um ataque hacker, mas também para prevenir a ação de cibercriminosos:

  • Use uma senha forte: crie uma senha difícil de adivinhar, com uma combinação aleatória de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Evite senhas óbvias como “facebook123”, “senha” ou sua data de nascimento.
  • Ative a autenticação em duas etapas (2FA): para adicionar uma camada extra de segurança, a 2FA exige uma forma adicional de verificação se você estiver acessando o Facebook de um dispositivo ou navegador desconhecido. Será necessário confirmar com uma chave de segurança ou um código de um aplicativo de autenticação ou SMS.
  • Configure alertas: ative os alertas de login do Facebook para ser notificado se um dispositivo ou navegador desconhecido tentar acessar sua conta. É uma maneira rápida de identificar possíveis invasões imediatamente.
  • Ajuste as configurações de privacidade: restrinja a visibilidade de suas postagens e atividades apenas para amigos, a fim de minimizar o risco de ataques direcionados.
  • Revise permissões de aplicativos: verifique regularmente a lista de aplicativos, sites e plataformas vinculados à sua conta do Facebook para garantir que apenas serviços confiáveis possam acessar seus dados.

Como uma VPN pode ajudar a navegar pelo Facebook com segurança

Surfshark
Imagem: Divulgação/Surfshark

As redes privadas virtuais (VPNs) criptografam seu tráfego de internet, protegendo suas credenciais de login e informações pessoais contra hackers. Isso é especialmente útil se você acessa o Facebook com frequência em redes Wi-Fi públicas, que muitas vezes não são bem seguras.

Algumas VPNs também possuem recursos extras para lidar com ataques. Por exemplo, o Surfshark Alert, incluído com o Surfshark VPN na assinatura Surfshark One, monitora a segurança da sua identidade em mais de 90 países. Ele verifica a web para detectar brechas envolvendo seu endereço de e-mail e outras informações pessoais. Assim, se o e-mail vinculado à sua conta do Facebook for comprometido, você será alertado imediatamente e poderá proteger sua conta.

via: Olhar Digtal