No último domingo (25), moradores em São Luís registraram uma cor vermelha no sol durante o entardecer. Apesar de parecer… [ … ]
26 de agosto de 2024
A empresária no ramo de decoração, Joilse Fonseca, foi uma das pessoas que viram o céu em uma cor diferente do comum e resolveu tirar uma foto.
“Chamou muito a minha atenção. Eu achei muito bonito, porém, fiquei assustada com a mudança. Eu aprecio muito o por do sol. Mas eu nunca tinha visto o sol vermelho e fiquei me perguntando… fiquei chocada com a mudança [na cor]”, conta Joilse, que tirou fotos do sol vermelho no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia, por volta das 17h50.
Em São Paulo e Minas Gerais, a coloração vermelha do sol tem sido constante nos últimos dias por causa das queimadas que foram registradas no interior paulista. Há ainda focos de incêndio no Pantanal e na Amazônia.
Segundo especialistas, são as partículas de poluentes na atmosfera, como as fumaças das queimadas, somados ao ar seco, que formam o tom avermelhado no sol. Em São Luís, a suspeita também decai às queimadas, mesmo que em menor intensidade do que o registrado em outras regiões.
“Com certeza o ar está poluído e isso talvez venha gerar problemas futuros, ou até presentes, decorrentes à inalação desses poluentes”, explica Márcio Eloi, meteorologista do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Maranhão tem quase 6 mil focos de queimadas e situação tende a piorar no mês de setembro
No Maranhão, a maior parte dos registros de queimadas está na Região Sul. Porém, no último fim de semana, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou focos de incêndio em regiões próximas a São Luís, como em Bequimão, Alcântara e Icatu.
Veja top 5 de focos de incêndio dentre os municípios do MA, em agosto
No mês de agosto, o Maranhão está na 8ª posição no ranking das queimadas entre os estados, com 1829 focos de incêndio registrados pelo INPE. No ano, são 6.558 focos, na sexta posição.
Fonte: g1 Maranhão
0 Comentários