De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 2,5 bilhões de pessoas no mundo terão alguma perda auditiva até o ano de 2050. Desse número, cerca de 700 milhões precisarão de acesso a cuidados auditivos. Desse modo, evitar exposição sons altos e saber identificar sinais de que seus fones de ouvido estão te prejudicando podem fazer a diferença.
5 problemas que fones de ouvido podem causar no corpo humano
- Perda de audição
- Labirintite
- Inflamação
- Acúmulo de cera
- Abcessos
Perda de audição
Segundo o Ministério da saúde, os fones de ouvido apresentam um risco para a audição se usados de forma contínua e em volumes altos.
Com isso, as células auditivas, que são insubstituíveis, vibram intensamente ao receber o estímulo sonoro e o excesso dessa vibração pode diminuir o tempo de vida celular.
Dessa forma, esse estímulo excessivo de ruídos sonoros pode acarretar a chamada perda auditiva adquirida. Em outras palavras, seria a perda induzida (PAIR), que acontece gradualmente pela exposição ao ruído, como é o caso no uso de fones de ouvido.
Labirintite
Outro fator que pode indicar que os seus fones de ouvido estão te prejudicando é a recorrência de episódios de tontura ou vertigem.
Afinal, como o ouvido interno é um dos maiores responsáveis por manter o equilíbrio do corpo, a pressão excessiva no órgão causada pelos fones pode aumentar as chances de quadros que levam a Labirintite, por exemplo.
Inflamação
Segundo especialistas em otorrinolaringologia, o uso constante e a falta de higienização adequada dos fones de ouvido podem acarretar diversas infecções, tais como: otites, sinusites e diversas outras inflamações.
Isso acontece por conta do abafamento do canal auricular durante o uso dos fones. Deste modo, a região fica a uma temperatura ideal para a proliferação de micro-organismos.
Acúmulo de cera
Outro sinal que revela que seus fones de ouvido estão te prejudicando é o excesso de cera nos ouvidos. O bloqueio do canal auditivo pode estimular as glândulas de cerume a produzirem mais cera do que o normal.
Neste caso, essa região fica mais abafada e úmida e prejudica a evaporação da cera, acumulando maior volume nos ouvidos, o que, por sua vez, pode provocar infecções.
Abcessos
Uma análise feita pela faculdade de biomedicina da Devry Metrocamp, em Campinas (SP), identificou em fones de ouvido e headfones a contaminação por aproximadamente 10 mil fungos e bactérias, que podem causar de coceiras e micoses até infecções mais graves.
Em cerca de 87% dos fones foi encontrada contaminação em maior quantidade, inclusive da bactéria Staphylococcus aureus, responsável por infecções de pele, – como furúnculo, impetigo e abcessos.
via: Olhar Digital
0 Comentários