TJMA oferta curso preparatório para pretendentes à adoção

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TUMA) por meio da Coordenadoria da Infância Juventude, abriu inscrições para o Curso Preparatório… [ ]

1 de agosto de 2023

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TUMA) por meio da Coordenadoria da Infância Juventude, abriu inscrições para o Curso Preparatório para Pretendentes a Adoção. A formação ocorrerá em formato on-line, através de abordagens síncronas e assíncronas, com aulas no período de 14 de agosto a 14 de setembro. As inscrições podem ser feitas no período de 31 de julho a 10 de agosto. A iniciativa ocorre em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão.

O curso visa proporcionar aos pretendentes a adoção informações acerca dos aspectos juridicos, psicológicos e sociais sobre o tema. Além disso, estimula uma reflexão sobre seus planos e aspirações para a formação de uma familia através da adoção.

PUBLICO-ALVO

Nesta edição serão disponibilizadas 50 vagas aos pretendentes a adoção com pré-inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) ou às pessoas que já apresentaram pedido de habilitação à adoção perante o juizo com jurisdição em materia da Infância e Juventude da comarca onde reside.

ESTRUTURA DO CURSO

A formação está organizado em 5 módulos, totalizando uma carga horária de 30 horas, e abrange os seguintes temas:

Modulo 1: Introdução e abertura, com uma palestra sobre A importância do preparo para a adoção, ministrada pela especialista em Terapia Sócio Construtivista e Psicodramática de Famílias e Casais, membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar e diretora de Relações Institucionais da Associação Nacional de Grupos de Apolo a Adoção (ANGAAD), Sara Estelita Vera Vargas Rangel e Pereira)

Modulo 2: Aspectos legais da adoção ela nova cultura em tomo desse processo;

Módulo 3: Motivações para adoção e suas diversas facetas

Módulo 4: Processos fundamentais para o estabelecimento da parentalidade adotiva

Módulo 5: O estágio de convivência e a formação de novos laços familiares.

via: jornal pequeno

0 Comentários

Deixe o seu comentário!